30 setembro 2015

Olá fofinhas e fofinhos tudo bem?

Hoje trago pra vocês algo muito legal, eu estava pesquisando sobre como fazer efeito macro na minha câmera, olha não foi fácil viu apanhei muito pra conseguir porque minha câmera é a NIKON D5100. E para que eu chegasse ao resultado desejado e de boa qualidade era necessário algumas configurações, das quais eu nem fazia ideia, mais como sou uma pessoa que vai até o fim pra conseguir algo, não desistir e finalmente cheguei aonde queria e o resultado ficou ótimo.

Sabe aí pensei: Por que não compartilha algo tão legal com as pessoas, foi aí que surgiu a ideia desse post,
espero que seja de bom uso à todos, afinal pra conseguir esse tipo de efeito em uma câmera profissional, ou semi-profissional se for comprar esse tipo de lente é muito caro e essa dica chega há 80% de um resultado da mesma.



                                                        Um pouco sobre MACRO.


Hoje vamos saber um pouco sobre o macro, já ouviu falar? Para quem ainda está começando a aprender sobre fotografia, macro não é nada menos que uma função que qualquer câmera mais simples possui hoje em dia; serve para se aproximar de um objeto, pessoa ou coisa, a fim de captar os mínimos detalhes sem perder o foco (ficar embaçado). Ao contrário do que muita gente pensa, a função macro da sua câmera pode fazer muito mais do que a foto de uma flor!
Aí entra o nosso querido bokeh. Tá, macro você até conhecia, mas bokeh? Bokeh (lê-se boquê) é um tipo de desfoque natural na fotografia, onde o assunto em segundo plano fica embaçado, mas ao mesmo tempo os pequenos pontos de luz nesse plano “crescem”, criando um efeito muito bonito. O que isso tem a ver com o macro? Simples, quando você aproxima um objeto da lente usando a função macro, o fundo fica com o bokeh! A dica é colocar o objeto que você quer aproximar num cenário como embaixo de uma árvore por exemplo, (O que não foi meu caso tirei a foto em casa mesmo meu fundo desfocado era a parede rsrs) onde a copa tem algumas falhas por onde o sol passa. O bokeh vai se formar facilmente quando você der macro no objeto, e sua foto vai ficar mais ou menos assim:


...................................................................................................................................................................

 Agora vamos a algumas imagens da NIKON D5100.


                     Essa é minha câmera a lente dela é uma 18-55mm a mais simples mesmo.
Imagem-1


Imagem-2


Imagem-3
...................................................................................................................................................................

COMO CONFIGUREI MINHA CÂMERA PARA USAR A LENTE INVERTIDA E OBTER O RESULTADO DE UM EFEITO MACRO?


     Você irá remover a lente de sua câmera e selecionas o zum máximo dela, assim como fiz com a minha. Como ela é uma 18-55mm selecionei ate o numero 55.

veja nas imagens abaixo:





Feito isso, vamos as configurações da câmera.

Seleciona o MENU da câmera vai em Ajuste Personalizado
selecione a opção Bracketing/fash 
logo apos Controle de flash Incorporado
em seguida Manual e selecione a Intensidade
máxima para 1/32 e dê ok.



Segue as imagens abaixo.

Passo 1

Passo 2

Passo 3

Passo 4

Passo 5




Depois de ter configurado a câmera, para conseguir fotografar será necessário que quando posicionar a lente ao contrario você terá que segurar uma lavanquinha para cima (Na hora da foto) que tem em sua lente  para obter a abertura da lente e fazer suas fotos ok, observe as imagens abaixo.

Prontinho agora você pode fazer suas foto com efeito macro sem gasta nada e o resultado fica excelente. 




...................................................................................................................................................................

Com efeito Macro

             Sem efeito Macro


Obs: Esse tipo de efeito (MACRO) amplia objetos pequenos e mostra os detalhe, observe que nas duas fotos acima eu selecionei o zum máxima.



Espero ter ajudado em algo e que tenham gostado bjss.











Nenhum comentário:

Postar um comentário